top of page

Ervas Medicinais

Aqui encontra uma grande variedade de Ervas Medicinais!

(limitado ao stock)

(Preço + Portes de Envio)

Label6.png

Verdura de sabor ligeiramente amargo e bem popular na mesa brasileira. O agrião é um excelente anti-inflamatório das vias respiratórias, muito indicado nas bronquites crônicas. Ele também age contra um mal bem moderno: a nicotina - ainda que, claro, nenhuma planta apague de vez os seus estragos.

Agrião

1.png
TextLabel.png
TextLabel2.png
2.png
3.png
4.png
Label10.png
TextLabel3.png

Desde a Antiguidade, a planta era usada em banhos de imersão de gregos e romanos. Isso provavelmente porque suas flores têm um delicado aroma calmante. Seu óleo essencial carrega mais de 150 compostos que respondem por seus bons efeitos, que vão desde o combate à insônia até falta de apetite. Hoje sabe-se que a alfazema também é eficaz contra cistite, inflamação na bexiga comum em mulheres.

Na Grécia antiga, ele era erva para toda obra -- de cosméticos a incensos, passando por enfeite de coroas. Rico em óleos essenciais como limoneno e cânfora, hoje seu uso medicinal mais comum é em compressas para aliviar contusões e hematomas. Diminui as dores provocadas por doenças reumáticas e articulares.
 

O alho é tiro-e-queda contra o colesterol alto, atua como expectorante e antisséptico e, de quebra, é capaz de aumentar a imunidade e aliviar problemas circulatórios. Está lotado de vitaminas como A, B1, B2 e C, além de minerais como enxofre e iodo. Quando o bulbo é triturado, um de seus compostos, o aminoácido aliína, acaba resultando na produção da alicina, substância que dá o cheiro característico e que, acredita-se, seja uma das maiores responsáveis pelos seus propagados poderes.

Uma das plantas mais usadas popularmente, ela tem presença garantida na grande maioria das chaleiras. Tanto que é um dos chás considerados mais seguros. A erva é muito usada para acalmar cólicas e como anti-inflamatória, graças ao camazuleno, óleo essencial com propriedades anti-inflamatórias. As suas flores são preenchidas de substâncias emolientes, que ajudam a manter a hidratação da pele. Por isso a camomila é muito usada na indústria de cosméticos em sabonetes, colónias e champoos.

Alfazema

Alecrim

Camomila

Alho

5.png
30.png
Label7.png

Tília

Em chá, é boa para aliviar gripes e bronquites, mas também combate digestões difíceis e cólicas gastrointestinais e pode ser usada para acalmar crianças hiperativas. Saiba como a deve plantar, tratar e consumir.

Label8.png

Extremamente popular no Brasil, ao que parece ela teria sido introduzida aqui pelos escravos africanos. A planta é uma boa pedida quando aquela refeição pesada cai mal e o estômago parece de chumbo: sabe-se que seus óleos essenciais, como o carquejol, atuam nas células hepáticas aumentando a produção da bile. A carqueja também está lotada de componentes amargos, o que também favorece o trabalho do fígado e a digestão. Ela tem ainda um efeito diurético, ajudando a eliminar toxinas. 

Carqueja

7.png
8.png
Label9.png

Esse tempero que empresta seu sabor forte a comidas tipicamente nordestinas, como o vatapá, foi trazido da África pelos escravos. Depois se tornou popular em todo o país, principalmente na Bahia. Mas, ao mesmo tempo que serve para condimentar pratos da nossa culinária, alguns nem tão leves, ele facilita a digestão e alivia cólicas estomacais. Tudo graças às suas mucilagens, substâncias capazes de proteger a mucosa do estômago e do intestino. 

Coentros

Label7.png

Foram os chineses os primeiros a usar a famosa especiaria, tanto como condimento quanto na medicina, séculos antes de Cristo. Por seu aroma, ela também entrava na composição de perfumes e incensos. No século 16 o cravo se tornou uma mercadoria extremamente valiosa e virou alvo de disputa entre portugueses e holandeses. Desembarcou no Brasil pelas mãos dos colonizadores. Até hoje seu óleo é usado na odontologia como analgésico e anti-séptico. Rico em eugenol, ele consegue deter a inflamação nas mucosas e combater inchaços.

Cravo da India

9.png
10.png
Label4.png

Também chamada de melissa, esta é uma daquelas ervas que merecem atenção redobrada na hora da compra. Além de ser muito confundida o capim-limão ou com a melissa-bastarda, ela é conhecida popularmente por nomes muito diferentes. Seu chá é ótimo para combater cólicas e gases. Ele também ajuda a relaxar naqueles dias mais tensos, graças ao efeito calmante de seus óleos essenciais.

Dente de Leão

11.png
TextLabel2.png
12.png
13.png
Label10.png
TextLabel3.png
15.png
Label5.png

Conhecida desde os tempos dos antigos egípcios, seu sabor está presente em alimentos, licores, balas, sabonetes e cremes. Mas além de emprestar seu perfume a guloseimas e cosméticos, ela é um bom remédio contra gases e evita contrações dolorosas do estômago e intestino, as populares cólicas. Isso porque é rica em óleos essenciais que agem na musculatura abdominal. Suas sementes são facilmente encontradas nos supermercados.

Ninguém discute que ele dá um verdadeiro respiro aos pulmões. O eucalipto tem componentes como o eucaliptol e o citronelol que deixam as secreções mais fluidas e fáceis de ser eliminadas. Seus taninos, por sua vez, reduzem a quantidade de muco. O eucaliptol também dilata os brônquios, facilitando a saída do catarro. Por tudo isso, as folhas dessa árvore perfumada servem de alívio para quem sofre de problemas respiratórios, como asma e bronquite. A inalação dos vapores da planta interfere nos vasos das mucosas do nariz, melhorando a respiração. E o óleo essencial parece barrar a reprodução da bactéria causadora de tuberculose.

O nome desta planta em tupi-guarani, yaboran-di, significa "planta que faz babar". Isso porque os índios já conheciam sua capacidade de estimular a sudorese e a salivação. O segredo do jaborandi está nas suas folhas e atende pelo nome de pilocarpina. Trata-se de uma substância que estimula a produção de secreções, entre elas as pulmonares?daí sua eliminação pelo organismo fica mais fácil. Por isso costuma ser usada como expectorante e até para combater inchaços.

Na Grécia antiga, as folhas de louro eram símbolo de glória e imortalidade e coroavam os heróis olímpicos e poetas. Tanto que originaram a expressão "colher os louros da vitória". O símbolo também foi adotado pelos imperadores romanos. Árvore consagrada ao deus Apolo, acreditava-se que o hábito de mascar suas folhas abria a percepção a outras realidades. Atualmente é muito usada para garantir boa digestão, graças aos seus taninos e substâncias amargas. Também tem ação anti-séptica e calmante. 

Erva Cidreira

Erva-Doce

Eucalipto

Louro

Label8.png

Na Itália renascentista era considerada um antídoto contra todos os males. Ela possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que são muito eficazes no tratamento de problemas da região bucal. Suas folhas combatem inflamações graças às mucilagens e à antocianina, compostos com propriedades antissépticas. Também são ricas em camazuleno, um anti-inflamatório, e por isso seu chá é indicado para úlceras gástricas. Há muitos cremes dentais vendidos em farmácias e supermercados que têm a planta em sua composição.

Malva

16.png
17.png
Label9.png

A pimenta-do-reino (Piper nigrum), originária da Índia, foi uma das especiarias que os europeus buscavam quando, em vez de chegar ao Oriente, desembarcaram na América. Por aqui, em lugar dela, se depararam com outras espécies ardidas do gênero Capsicum, que também ganharam o nome de pimenta. No Brasil, uma das mais comuns é a dedo-de-moça. Quem responde pelo ardor é uma substância chamada de capsaicina. E esse sabor picante tem várias virtudes: facilita a digestão, alivia dores e alguns estudos sugerem até que acelera o metabolismo, dando uma mãozinha a quem quer perder peso.

Pimenta

Label7.png

Seu nome deriva do grego "thymus", que significa coragem. Na Grécia, acreditava que ele aumentava a força e a sabedoria. Hoje, porém, o tomilho é bem conhecido por seus dotes culinários. Ele acentua o saber de carnes e peixes e entra até em algumas receitas doces. Mas, além de saboroso, é antisséptico. Essa ação se deve aos óleos essenciais, principalmente o timol. Esse composto tem ainda um efeito expectorante e ajuda a aliviar sintomas de tosse e bronquites.

Tomilho

18.png
19.png
Label7.png

Analgésica, antidepressiva e antibacteriana, a erva-príncipe (cymbopogon citratus) combate a transpiração, o
pé-de-atleta e infecções da pele. Conhecida em inglês por lemongrass, é uma gramínea da família das poaceaes.

As suas espécies aparentadas, a citronela, o cmybopogon martinii e o cymbopogon flexuosus têm propriedades e utilidades muito semelhantes.

Erva Principe

Label4.png

Nome vulgar: Capela de São João

Família:

Hypericaceae

Origem:

Europa, Açores, Madeira, Sudeste e Noroeste de África e Ásia Ocidental

Habitat:

Clareiras, exposição solar e solos calcários.

Ciclo de Vida:

Anual

Preferências de cultivo:

Solos bem drenados mas que retenham a humidade no solo, também sucede em solos secos. Exposição solar.

Forma de propagação:

Sementeira – as sementes amadurecem em outono ou na primavera. As sementes germinam entre um a três meses a cerca de 10ºC. A plantação no sítio permanente deve ser no verão. As divisões podem ser na primavera ou durante o outono.

Hipericão

20.png
21.png
TextLabel2.png

A folha possui efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e redutores de colesterol;

Para que serve:

Tensão

Diabetes

Cancro

Envelhecimento precoce

Infeções

Colesterol

Folha de Oliveira

23.png
Label4.png

O funcho é uma planta medicinal que produz sementes conhecidas como Erva-doce e pequenas flores amarelas que surgem no verão. Para fins medicinais pode ser usado como remédio caseiro para melhorar a digestão, combater a constipação, e ajuda a emagrecer, mas esta planta também pode ser usada na culinária sendo um ótimo tempero para pratos de carne ou de peixe.

Funcho

22.png
Label10.png

A barba de milho tomada em chá é um excelente aliado para as pessoas que têm problemas ao nível das vias urinárias por ser um poderoso diurético. Ajuda a aliviar ardores ao urinar, ótimo também para quem tenha problemas da bexiga, rins, cistites, nefrites, pernas inchadas e retenção de urina. Este chá é também indicado para quem sofre de pedra nos rins.

Barba de Milho

TextLabel3.png

A cebola serve para bastantes preparos na cozinha, não é? Dá para pôr no meio da salada, em temperos, molhos, empanar e fritar, utilizar como acompanhamento de carnes e em receitas de tortas, por exemplo.

Para que serve:

Tensão

Doença coronariana

Inflamação

Capacidade antioxidante

Menstruação

Clareamento do cabelo

Casca de Cebola

24.png
25.png
Label5.png

A Hortelã-pimenta é uma planta medicinal e erva aromática, também conhecida como Hortelã-das-cozinhas ou Hortelã-pimenta-bastarda, que pode ser usada no tratamento de problemas de estômago, dores e inflamação nos músculos, dores de cabeça e enjoo na gravidez e não deve ser usada para emagrecer.

Hortelã-Pimenta

Label8.png

Muito apreciado em nossa tradicional cozinha nordestina, o coentro é uma planta de origem asiática que já era conhecida e utilizada pelos egípcios há mais de dois mil anos. Embora seu uso atual seja principalmente na forma de tempero na cozinha, os povos antigos usavam o coentro como uma planta medicinal, devido às suas propriedades calmantes, digestivas e até mesmo afrodisíacas.

Coentros

26.png
27.png
Label9.png

Também conhecida por bico de grou ou cegonha (devido aos seus frutos em forma de bico) ou gerânio, a erva-de-são-roberto 
encontra-se em terrenos húmidos e zonas sombrias um pouco por todo o país.

Estudos científicos já testaram os benefícios desta planta. Um dos seus constituintes, o citronelol, apresentou ação anticancerígena e anti-inflamatória.

São Roberto

Label7.png

<por preencher>

Pinheirinho

Chás

Chá de Hortelã

A mistura dos tipos de hortelãs é ótima tanto para o  tratamento de diversos problemas digestivos, como para limpar os pulmões e descongestionar o nariz, principalmente em casos de gripe ou constipação com tosse.

A hortelã pode ser utilizada noutras formas para além do chá, como cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleo essencial para a pele ou aromaterapia.

Benefícios do chá de hortelã:

  • Bom para a indigestão, náuseas ou vómitos;

  • Excelente contra a febre;

  • Ótimo para enjoos, digestão difícil e gases.

Chá de Erva-Cidreira

A erva-cidreira, de nome científico Melissa oficinalis, é calmante, diurética (medicinal) e expectorante e, por isso, o chá de erva-cidreira pode ser utilizado como remédio caseiro para acalmar e para combater a retenção de líquidos.

Alguns Benefícios deste chá:

  • Melhorar a qualidade do sono;

  • Aliviar as dores de cabeça;

  • Combater os gases;

  • Prevenir distúrbios digestivos;

  • Prevenir distúrbios renais;

  • Promover o alívio da tosse;

  • Promover o bem-estar e a tranquilidade.

28.png

Aqui encontra uma grande variedade de Chás!

(limitado ao stock)

(Preço + Portes de Envio)

Chá de Camomila

O chá de Camomila é a forma mais comum de utilizar esta planta, podendo esta também ser associada ao mel, à Erva-doce ou à hortelã-pimenta, combinando assim diferentes benefícios. O chá de Camomila pode ser preparado apenas com esta planta medicinal ou numa combinação de plantas.

Propriedades e Benefícios do chá de camomila:

  • Diminui a hiperatividade;

  • Ajuda a acalmar e a relaxar;

  • Alivia o stress;

  • Auxilia no tratamento da ansiedade;

  • Ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago;

  • Ajuda a aliviar o enjoo;

  • Ajuda no tratamento de feridas e inflamações;

  • Acalma e remove as impurezas da pele.

bottom of page